O que é oftalmopediatria?

A especialidade se dedica aos diagnósticos e cuidados oftalmológicos de crianças e adolescentes. Essa fase da vida é decisiva e pode evitar que as crianças enfrentem complicações ou desenvolvam patologias no futuro.

A ambliopia, também conhecida como olho vago ou olho preguiçoso, é a doença pediátrica é mais comum entre os pequenos e pequenas. Trata-se de uma disfunção que causa redução ou perda de visão em um olho, ou raramente nos dois, e não oferece sinais aparentes.

A primeira consulta deve ocorrer nos primeiros seis meses de vida e, depois, anualmente. Isso porque crianças não conseguem identificar os sintomas nem se comunicar claramente ao sentirem algum incômodo ou comprometimento na visão.

Sinais ou sintomas de problemas de visão na infância

• Lacrimejamento
  • Irritabilidade
  • Vermelhidão nos olhos
  • Esforço visual aparente seguido de dores de cabeça
  • Desvios oculares
  • Opacidade na pupila
  • Aproximar os objetos dos objetos aos olhos
  • Aproxima-se muito da televisão
  • Baixo rendimento escolar
  • Desinteresse nas atividades do dia a dia e sonolência

O acompanhamento e os exames oftalmológicos podem diagnosticar uma série de doenças em seu início, o que ajuda na cura ou tratamento e previne contra a cegueira infantil.

• Ambliopia
  • Ametropias (miopia, hipermetropia e astigmatismo)
  • Cicatrizes na córnea
  • Ceratocone
  • Doenças infecciosas
  • Retinopatia da prematuridade
  • Catarata
  • Glaucoma
  • Estrabismo

Os exames serão solicitados pelo médico com base nos sintomas apresentados pela criança e as suspeitas do profissional. Existem muitos formas de diagnosticar e acompanhar pacientes nesta faixa etária.

Muitas patologias podem afetar recém-nascidos, crianças e adolescentes. O diagnóstico no início da vida pode evitar maiores problemas no futuro e cada pessoa, passa por tratamentos diferentes.

O profissional orienta e trata de acordo com a dificuldades e sintomas apresentados pelo paciente, como prescrição de óculos de grau, lentes, cirurgias, utilização de tampão (ambliopia) e outros procedimentos.